Os chakras são os nossos órgãos do sentido e o seu significado em sânscrito é roda. Eles giram em sentido horário (da esquerda para a direita) e são os nossos centros de energia. Por eles circula a nossa energia vital, também chamada de energia kundalini ou energia serpentina. Ela sobe em espiral e ganha a nossa coluna vertebral e vai subindo como uma serpente, passando e alimentando todos os chakras.
Podemos pensar o ser humano como um chakra ambulante, não temos apenas os 7 principais que são mais difundidos e comentados pelos holísticos. Todo o nosso corpo é movido por estes centros de energia, assim como nos braços, na palma da mão; onde circula a energia de cura; a sola dos pés e cada poro da nossa pele.
Captamos energia telúrica pela sola de nossos pés, ela sobe e ao chegar nos joelhos, passa por um processo de transmutação e vira kundalini. E continua subindo, alimentando o nosso chakra básico, plexo solar, cardíaco, laríngeo, frontal e coronário. A energia telúrica entra quente e ao passar por este processo de transmutação, vai se abrandando e resfriando em nosso corpo, ao passar por órgãos mais nobres e sutis.
Assim como cortamos os nossos cabelos, as nossas unhas, tomamos banho e escovamos os dentes, os chakras demandam do mesmo cuidado. É zelar pela nossa parte energética e proporcionar um maior equilíbrio em nosso viver. Os chakras podem entrar em desequilíbrio por uma série de fatores, tanto físicos, emocionais, mentais e até espirituais. Ao entrar em desequilíbrio, o nosso viver vai ficando cada vez mais difícil, denso e gerando uma série de instabilidades.
Por isso a importância da higienização de nossos centros de energia. Uma forma de manter o equilíbrio e zelar de nossa parte energética. Quando zelados de nosso espírito, buscamos ferramentas de autoconhecimento, fazemos uma terapia, um trabalho corporal, uma aromagia, ter um contato com as energias da natureza e etc, o nosso viver vai ficando cada vez mais sutil e harmônico. Não quer dizer que não teremos problemas, situações de trânsitos e até certos desconfortos para cada um, mas zelando de nossa parte energética, vamos ficando mais fortes e damos ainda mais conta do recado.
O viver não precisa ser tão difícil ou carregar pesos desnecessários, tanto físicos, energéticos, mentais, emocionais ou espirituais. Mantendo os nossos centros de energias higienizados e buscando mais informações a respeito, vamos entrar em contato com uma parte mais bonita do ser humano. Nos curando através de ferramentas de autoconhecimento e no mergulho dentro desse imenso abismo de conhecimento que é a máquina energética humana.
Para aqueles que buscam.
Pensante Martins